Para que serve um blog no site do hotel
Conhecer o potencial de cada ferramenta de marketing é imprescindível para otimizar as ações de comunicação de um hotel. Sabendo disso, há quem adota o blog numa estratégia de conteúdo e consiga obter bons resultados. Por outro lado, há quem ainda perde a oportunidade de impulsionar as reservas diretas porque não sabe as vantagens que esse canal oferece. Mas afinal, para que serve um blog de hotel?
A importância de ter um blog no site do hotel
Um blog de hotel é capaz de manter vivo o site do estabelecimento. Isso ocorre porque à medida que você adiciona conteúdo, os motores de busca vão rastrear as novas informações para ranquear melhor o site nos resultados de pesquisa. Assim, o hotel pode ser encontrado não só por quem procura diretamente por ele, mas por quem pesquisa assuntos relacionados ao blog.
Além disso, um blog pode fazer parte da experiência que o seu hotel oferece. Como é uma plataforma de conteúdo, as histórias contadas são capazes de criar conexão emocional com o público e aumentar o poder de influência da marca durante a jornada de compra do cliente.
E como utilizar o blog na estratégia de marketing?
Um bom design e fotos de tirar o fôlego são importantes num site de hotel, mas só isso não é garantia de vendas.
O fato é que sites bonitos não vendem coisas. Palavras, sim. E, se não esclarecermos nossa mensagem, nossos clientes não a ouvirão.
Donald Miller
Para aumentar as suas chances de êxito, você precisa combinar algumas ações. Uma delas é levar os usuários até a sua página. Outra é fazer com que eles permaneçam por lá ou voltem a visitá-la até estarem prontos para comprar.
Abaixo, confira como você pode tirar vantagem do blog para contribuir com esse processo.
Mais tráfego para o site
Um blog com conteúdo relevante e de qualidade é capaz de levar tráfego orgânico ao site do seu hotel. Por isso, é importante otimizá-lo com as práticas de SEO, o que significa uma melhor posição no ranking dos mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo.
Para começar, inclua o blog na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Ao organizar a pauta no plano editorial, faça a pesquisa das palavras-chave que sejam adequadas e relevantes a sua persona. Use o planejador de palavras-chave do Google Ads combinado com o Ubersuggest, por exemplo, para ajudar nessa tarefa. Lembrando que você pode utilizar várias outras ferramentas, pagas e gratuitas.
Em seguida, planeje a estrutura do conteúdo. Redija o texto e insira os elementos visuais com aplicação das técnicas de SEO on page. Depois certifique-se que o usuário vai encontrar o que deseja de forma fácil e amigável.
Por fim, impulsione o seu conteúdo de maneira inteligente com a estratégia hub and spoke. Ou seja, adapte o post principal em formatos diferentes e distribua em canais distintos.
Relacionamento duradouro com o público
Já vimos que o tráfego se refere às pessoas que visitam o seu site. Já a audiência é composta pelas pessoas que desejam consumir o seu conteúdo regularmente.
Então, você deve gerar tráfego para o seu site e a partir daí construir a sua audiência com o conteúdo. É dessa forma que você vai estabelecer o relacionamento com o seu cliente.
Mas é logico que ninguém vai frequentar um blog se ele não tiver conteúdo que atenda às suas motivações e necessidades em diferentes momentos.
Por isso, você precisa entender os objetivos de comunicação e o perfil do público para assegurar que as postagens sejam valiosas e significativas para ele.
Se você está antenado no mercado, já sabe que o consumidor de hoje está mais preocupado com as experiências que uma marca proporciona do que com o produto ou serviço em si.
Portanto, é importante que você se aproxime do seu cliente para fortalecer os sentimentos positivos que ele tem sobre o seu negócio e, assim, fazer o seu trabalho de branding.
Nesse sentido, o conteúdo é fundamental para criar um vínculo emocional e que resulte num bom posicionamento da marca e relacionamento duradouro com a audiência.
Impulsionamento das vendas com remarketing
O blog serve para fazer remarketing após o usuário acessar um post e deixar a página por algum motivo.
A prática de exibição de conteúdo ou anúncios aos interessados que acessaram o site é muito utilizada para jornadas de compra que levam mais tempo. (É o seu caso!)
Muitos ainda não sabem explorar o recurso, mas ele se mostra eficiente para fazer o usuário voltar para o carrinho e fechar a reserva.
Se você quiser utilizar o remarketing, terá que ativar os recursos de publicidade no Google Analytics. Lembrando que essa ferramenta precisa estar vinculada ao Google Ads. Dessa forma, você consegue criar público de remarketing com usuários que acessaram uma página específica, por exemplo.
Aumento da conversão de leads
Existem algumas maneiras para capturar potenciais clientes que estejam navegando pelo blog do hotel. Um campo para assinatura de newsletter no fim dos artigos pode ser uma delas.
Você também pode inserir um formulário no post para baixar algum material rico como um roteiro de atividades ou receitas especiais do chef. Outra possibilidade é acionar um pop-up quando quiser mostrar alguma promoção para a baixa temporada ou oferecer algum desconto especial numa data comemorativa.
Ao utilizar alguns pontos de conversão, você consegue atrair e obter mais informações daqueles que estão interessados no que você tem a oferecer.
Ainda sobre os benefícios do blog, vale a pena dar uma olhada no webinar promovido pela Tourism and Events Queensland. Assista:
Exemplos de blogs de hotel que merecem destaque
Como você já sabe para que serve um blog, vamos ver como alguns hotéis fazem uso dessa plataforma.
Tierra Hotels
O blog do Tierra Hotels aborda temas como gastronomia, bem-estar, sustentabilidade e natureza. Todo o conteúdo segue uma linha informativa e comunica o diferencial do negócio.
Os posts das receitas, além de ensinarem como fazer um prato ou coquetel, contam a história local e apresentam ingredientes típicos. Os textos destacam as excursões oferecidas e valorizam a experiência de aventura.
Apesar do blog se concentrar nas atividades e serviços que o hotel dispõe, ele explora muito bem a região.
Kimpton Hotels
O Life is Suite é o blog da cadeia de hotéis boutique Kimpton Hotels. O conteúdo inspira os usuários com dicas de viagem, eventos, roteiros, receitas de chefes.
As postagens mostram entrevistas com pessoas que representam a marca e destacam causas que o negócio valoriza.
O kimpton Hotels também fala de si, mas com uma abordagem criativa dos seus serviços.
Conservatorium Hotel
O Conservatorium Hotel está localizado em Amsterdã, numa área de prestigiada arquitetura e riqueza cultural. O blog integrado ao site oferece um conteúdo envolvente que passeia pela história, lugares e estilo de vida ligado à arte.
As postagens têm tudo a ver com a identidade do hotel, o ambiente que está inserido e o tipo de público que quer atingir. As belas imagens se tornam ainda mais impactantes à medida que o usuário percorre a tela.
Standard Hotels
O site do Standard Hotels é todo conteúdo. De forma irreverente e bem característico da marca, os artigos tratam de arte, cultura, gastronomia e atrações locais.
Posts inusitados como os de horóscopo e programação musical colocam em evidência temas que fogem do convencional.
Produção do blog dentro do orçamento
Se você chegou até aqui, já deve estar se perguntando quem vai produzir o conteúdo do blog do hotel e quanto isso pode lhe custar.
As cadeias hoteleiras, por exemplo, têm uma estrutura mais favorável para isso. Por outro lado, a equipe enxuta e orçamento dos hotéis independentes dificultam um pouco o processo.
Como eu sei o quanto é difícil ter alguém especializado na equipe interna para assumir essa demanda, vou sugerir algumas soluções que podem se adequar a sua realidade:
Porém, é bom saber que nenhuma dessas alternativas será possível se você não fizer o seu dever de casa: planejamento, estratégia e otimização do orçamento.
Mas se você ainda não está totalmente seguro da decisão de criar um blog porque o seu budget já está comprometido, então vou arrematar esse artigo com mais uma informação para você pensar a respeito.
Tráfego orgânico e tráfego pago se complementam. Sendo assim, um bom tráfego orgânico tende a reduzir o seu custo por resultado lá no tráfego pago. Por quê ?
Porque uma presença orgânica forte permite medir qual o melhor conteúdo para você trabalhar nas suas campanhas pagas.
Viu como tudo está relacionado?
Normalmente, aqueles que não investem em algumas ferramentas, não o fazem porque as visualizam de forma isolada e não dentro de uma boa estratégia.
Mas agora que você já sabe para que serve realmente um blog de hotel, pode começar a investir no seu.
Dúvidas? Deixe seu comentário!😉