Livros na estante

9 livros de marketing digital para você prosperar na internet

X

Livros de marketing digital são fundamentais para acelerar a compreensão do mercado e potencializar as nossas habilidades na área. Se você quer se destacar nesse universo dinâmico do marketing, esse post é um estímulo para melhorar a sua performance.

Você já se perguntou com que frequência busca informações para se manter atualizado profissionalmente? No marketing digital, por exemplo, as rápidas transformações do ambiente on-line exigem aprendizado constante para alcançar bons resultados e se diferenciar na multidão.

Em outras palavras, podemos dizer que se você não acompanhar as tendências desse ecossistema tecnológico, corre o risco de ser deixado para trás com apenas um clique. 

Dito isso, apesar da quantidade de conteúdo ofertada na rede, uma leitura mais profunda e crítica é determinante para a formação de qualquer profissional. Assim, mergulhar na mente de outros especialistas pode te ensinar a refletir, questionar e encontrar melhores oportunidades de negócio.

Por isso, com o objetivo de aumentar o seu repertório, criei uma lista especial de livros de marketing digital para você ter como fonte de pesquisa na sua estante.

Livros de marketing digital que fazem a diferença

1. Marketing 4.0, de Philipe Kotler


O livro Marketing 4.0 trata de uma nova abordagem do marketing voltada para o consumidor no mundo tecnológico. Começa explorando os avanços da tecnologia, depois percorre pela jornada do cliente na era digital e, em seguida, aponta táticas do marketing 4.0.

Além de explicar a mudança do nosso comportamento com a conectividade, a obra apresenta vários exemplos de como isso se dá em diferentes setores, inclusive no de turismo.

Destaco aqui as perguntas ao final de cada capítulo que levam o leitor a refletir, identificar e analisar as estratégias do próprio negócio. Sem dúvida, é uma fonte de muitos insights.

2. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez


“Você pode usar o conteúdo para criar uma verdadeira máquina de vendas, tornar-se uma grande autoridade do seu mercado e gerar crescimento previsível e escalável”, destacou André Siqueira da Resultados Digitais no prefácio do livro Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI.

E é assim que Rafael Rez mostra como o marketing de conteúdo pode ser uma promissora estratégia de marketing digital.

O autor esmiuça todas as etapas de produção de um conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo, gerar valor para as pessoas e credibilidade para a marca. Ao discorrer sobre o processo, ele detalha o planejamento, a criação, a divulgação, as ferramentas, as métricas e vai muito além. 

Esse é um livro que você não fica apenas na teoria. Ele, definitivamente, estimula o leitor à prática.

3. Neuromarketing: Como a Neurociência Aliada ao Design Pode Aumentar o Engajamento e a Influência sobre os Consumidores, de Darren Bridger


Em meio à enxurrada de estímulos visuais da web, estamos sempre filtrando as informações que consumimos. Isto acontece porque emitimos respostas cerebrais e reagimos de forma positiva ou negativa a determinada mensagem.

Mas, com tantas marcas nesse universo de imagens, como se comunicar positivamente com o consumidor para se destacar da concorrência?

A resposta está na obra Neuromarketing, de Darren Bridger.  De forma didática e profunda, o autor explora conceitos e estudos para melhorar a percepção do cliente em relação à comunicação visual da empresa.

O livro mostra algumas ferramentas práticas e exemplos da área de design, marketing e publicidade. 

4. Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca, de Donald Miller


O best-seller Story Brand ensina como aplicar o método “SB7” para ajudar uma marca a se comunicar de forma clara com o cliente. Essa técnica, criada por Donald Miller, é dividida em sete partes, todas baseadas em elementos de uma história.

Ao longo da narrativa, o autor apresenta alguns exercícios para que o leitor construa o roteiro de comunicação da própria marca. Posso dizer que vale a pena criar o seu!

5. Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano, de Paulo Maccedo


A partir da técnica de copywritting, Paulo Maccedo ensina como desenvolver uma escrita persuasiva para levar o leitor à ação. Ao mostrar como isso pode ser feito, o autor se utiliza de fatos, relata cases e traz exemplos na prática de um texto perfeito. 

Mas como você pode usar o copywritting na sua estratégia? 

Esse método de produção de conteúdo permite a criação de materiais de comunicação off-line e on-line como anúncios em jornais e revistas, landing pages, e-mail marketing, postagens em redes sociais e muito mais. 

Caso esteja pensando em conversões e vendas, por exemplo, o livro Copywritting: o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano pode te ajudar. 

6. Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pulizzi


Joe Pulizzi começou a usar o termo marketing de conteúdo em 2001. Anos depois, abriu uma empresa e criou um novo modelo de negócio em torno da criação e distribuição de conteúdo. Desde então, tem sido uma das maiores referências no assunto. 

Apesar da relevância, não é por acaso que cito esse autor por aqui.

Pullizi fundou o  Content Marketing Institute. Comecei os meus estudos de marketing de conteúdo por ele. Desde então, o site da organização tem sido uma fonte importante sobre o tema. 

Hoje existem muitas obras sobre o assunto, mas Marketing de Conteúdo Épico faz parte daquelas leituras indispensáveis.

Em uma das passagens do livro, o autor faz menção ao Four Seasons Hotel e Resorts. O grupo é referência quando se trata de marketing de conteúdo na hoteleira

7. Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido, de Morgan Brown


O livro Hacking Growth dos empreendedores Sean Ellis e Morgan Brown fala sobre a metodologia de growth hacking, usada por grandes empresas como Linkedin, Uber e Airbnb para acelerar o crescimento de um negócio utilizando orçamento reduzido. 

De acordo com os autores, a estratégia envolve uma equipe multifuncional para realizar testes, análise de dados e pesquisas durante as fases de aquisição, ativação e retenção de clientes.

Mesmo que o seu projeto ou negócio não tenha a estrutura mencionada no livro, a leitura incentiva a buscar soluções diferentes para os problemas da empresa. 

8. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne


O livro A Estratégia do Oceano Azul faz uma analogia entre o oceano e dois tipos de mercado. Enquanto o oceano vermelho refere-se ao mercado competitivo, com regras definidas e crescimento reduzido, o oceano azul representa o mercado ainda não explorado e altamente lucrativo. 

Nessa perspectiva, a ideia principal é mostrar como um negócio pode deixar de navegar por águas vermelhas, sangrentas e turbulentas  para transitar por águas azuis, calmas e prósperas.

Para explicar como isso ocorre, os autores destacam 8 fundamentos e ferramentas de gestão. O processo de análise permite a formulação de estratégias para criar novos valores e identificar novos mercados.

9. Free: O Futuros dos Preços, de Chris Anderson


Em Free: o futuro dos preços, Chris Andreson aborda o fenômeno da precificação na era digital e afirma que a economia pode ser construída com o conceito “grátis”. No livro, estão presentes vários exemplos de negócios, tal como o Google e a Microsoft, que venceram com esse novo modelo econômico de oferecer produtos ou serviços grátis. 

O autor faz um relato histórico desde o nascimento até a evolução do grátis como artifício de marketing. Em seguida, ele mostra regras e táticas de aplicação baseadas nessa proposta.


Neste post, compartilhei alguns livros imperdíveis que estão na minha estante.

Agora é a sua vez.

Quais livros de marketing digital você adicionaria a esta lista?  Você já leu alguma das obras que citei? Conta aqui nos comentários a sua experiência e qual outro livro você recomenda.😉


. .